8.4.09

HEAVEN x HELL

Recebi, e ainda estou recebendo, vários e-mails iniciados com o seguinte texto:

"Repassando A Rede Globo de Televisão tem colocado como tema principal em sua novela das 8h a música 'Simpatia Com o Diabo' (Sympathy for the Devil) . Colocamos disponível aqui a tradução desta música para que sirva como um alerta para toda a comunidade cristã. Desejamos que você tire suas próprias conclusões sobre este assunto, pois é por uma mensagem como esta, escondida atrás de uma melodia bonita, que os nossos filhos poderão ser atraídos. Cuidado. O mundo espiritual é mais REAL do que podemos imaginar..."
(Este texto tem sido copiado do Blog: http://portalcot.com/reporter/musica-diabolica-na-novela-caminho-das-indias/)

Do alto da minha chatice, ainda que por padrão (nos últimos anos da minha vida) tenha adotado o silencio, desejo fazer algumas considerações:
  • PRIMEIRO (Sobre a música):
Não restam dúvidas sobre a inspiração. Quem conhece um pouco sobre os "Rolling Stones" (Veja o clip em: http://www.youtube.com/watch?v=JpNoniDH6IY) nem perderia tempo em tentar descobrir a "fonte" das inspirações (sem desmerecer o crédito pelo talento musical e performático da banda - que tenho a coleção completa - em CDs - da trajetória).


Temos na "grande" Wikipédia que:

"A controversa Sympathy for the Devil foi composta por Mick Jagger com inspiração no livro O Mestre e Margarida do escritor soviético Mikhail Bulgakov e Baudelaire. Jagger a escreveu como canção folk, inspirada em Bob Dylan. Segundo algumas fontes, seria inspirada em uma visita de Jagger a um centro de candomblé na Bahia. Mas foi Keith Richards quem sugeriu o ritmo, que lembra um samba. Ela motivou várias acusações de satanismo feitas contra a banda. A música saiu no álbum Beggar's Banquet, de 1968. As gravações começaram no Olympia Souns Studios no dia 4 de junho de 1968, e prolongaram-se pelos dias 5, 8, 9 e 10. Durante as gravações, o verso "Who killed Kennedy?", que fazia referência ao assassinato de John F. Kennedy foi modificado para "Who killed the Kennedys?" por causa do assassinato de Robert Kennedy. Um documentário de [Jean-Luc Godard] foi feito tendo como pano de fundo a gravação da música. Ele mostra a banda ensaiando a letra em diversos ritmos acabando por escolher o lançado em cd. Entre as gravações o filme retrata a dissolução do guitarrista da banda então, Brian Jones, o grupo radical Panteras Negras e a contracultura americana em geral. O documentário se chama One Plus One mas é popularmente conhecido como Sympathy for the Devil. OUTROS que cantaram ("covers") a música: Jane's addiction, Blood, Sweat & Tears, Ozzy Osbourne, Guns N' Roses, Pearl Jam. A música é freqüentemente cantada em shows do U2, por Bono Vox".

  • SEGUNDO (Sobre novelas):
A música não está na trilha de "caminho das Índias" (Pelo menos oficialmente), assim o texto do e-mail - salvo engano - divulga algo que não é fato.

A GLOBO utilizou a música na trilha de DUAS novelas: VAMP (1991) e CELEBRIDADE (2003). Para os que gostam de "curiosidades", recomendo o "site" TELEDRAMATURGIA, muito bom e bonito, com vastas informações e imagens (veja em: http://www.teledramaturgia.com.br/). Em tese e com base no "site" da SOM LIVRE (Leia-se, "braço musical da Globo") temos as seguintes músicas na trilha sonora da "novela das oito":
Músicas do Cd ("Nacional")

1. Beedi - Sukhwinder Singh / Sunidhi Chauhan
2. Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás - Nando Reis
3. Para-Raio - Skank
4. Uma Prova de Amor - Zeca Pagodinho
5. Vamos Fugir (Give Me Your Love) - Gilberto Gil
6. Ela Disse - Marcelo D2 - Participação Especial: Thalma de Freitas
7. Memórias - Pitty
8. Martelo Bigorna - Lenine
9. Nada por Mim - Paula Toller
10. Alma - Zélia Duncan
11. Sob Medida - Isabella Taviani
12. Lembra de Mim - Emílio Santiago
13. Amor, Meu Grande Amor - Ângela Ro Ro
14. Não se Esqueça de Mim - Nana Caymmi e Erasmo Carlos
15. Feliz - Gonzaguinha
16. O Vento Vai Responder - Zé Ramalho
17. Dois pra Lá, Dois pra Cá - Elis Regina
18. Até Quem Sabe - Nara Leão
19. Sufoco da Vida - Harmonia Enlouquece
20. Você Não Vale Nada - Banda Calcinha Preta

Músicas do Cd ("Internacional")

1. Beedi - Sukhwinder Singh e Sunidhi Chauhan
2. Kajra Re - Alisha Chinoy
3. Nagada Nagada - Sonu Nigam / Javed Ali
4. Sajna Ve Sajna - Sunidhi Chauhan
5. Main Vari Vari - Kavita Krishnamurti
6. Mast Kalandar - Sunidhi Chauhan
7. Chori Chori Gori se - Abhijeet / Udit Narayan
8. Salaam-E-Ishq - Sonu Nigam / Shreya Ghoshal
9. Salaam - Alka Yagnik
10. Azeem o Shaan Shahensh / Mohamed Aslam
11. Bangra Jaya - Alexandre de Faria
  • TERCEIRO (sobre "nós")
Os que mais se assustam com a variadas formas de "manifestação do mal", somos nós.

Nós que deveríamos estar preparados, pois temos a certeza genuína, atestada pelo texto bíblico que, realmente, "o mundo jaz no maligno", continuamos sendo surpreendidos. Não estou pregando o "conformismo", pelo contrário, estou exaltando o "Transformar" pela renovação da mente... do coração e do espírito, pois sabendo de tais coisas não podemos nos surpreender.

Existem centenas de outras situações - no nosso dia-a-dia - em filmes, músicas, revistas, gibis, que exaltam a "simpatia pelo Diabo" e a maioria das pessoas não percebe... isso só para ficar na área do entretenimento. A própria trilha da novela "Celebridade" tem dezenas de outras músicas com letras "piores" que a de "Symphaty..." mas quem escreveu algo sobre estas? Infelizmente, mesmo no meio cristão, destacamos aquilo que "dá ibope" (termo que se tornou gíria, em alusão ao famoso Instituto de Pesquisas de Opinião). Que tal escrever sobre a intenção da música instrumental "DIAVOLO IN ME", da mesma novela?

Finalmente relembro a música "I BELIEVE IN YOU", da banda genuinamente cristã STRYPER, que foi o principal tema internacional da novela "O Salvador da Pátria" (1989), como tema de Sassá Mutema (Lima Duarte) e Clotilde (Maitê Proença), cujo vídeoclip ocupou o principal horário da TV (na Globo), no FANTÁSTICO (Veja o clip em: http://www.youtube.com/watch?v=0GMA-oovKcw).


Infelizmente nós, cristãos, demos menos importância ao fato e à música que os não-cristãos. A música "I Believe in You" (ao lado de "Lua e flor" - Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=AxkiTPntRVE - de Oswaldo Montenegro - que fez um belo show em SP no último dia 7/4) continua sendo marcante, no contexto de seus acordes trazerem à lembrança os personagens e, também, a época em que foram executados e (bem) divulgados no Brasil. Se executarmos as músicas num jogo de "cabra-cega", a música "I believe in you" será mais lembrada - pela musicalidade - que "Sympathy for the devil", mas a "nossa música" nunca retornou à tona nos textos de cristãos, enquanto que a segunda, ciclicamente, volta aos textos e memória destes.

Resultado:
Rolling Stones ("Symphaty for the devil") 10 x 4 Stryper ("I believe in you")
nas "paradas" e nos "10 mais" das lembranças e divulgações cristãs.

Assim, retorno à caverna dos meus pensamentos... querendo MANTER na (minha) memória aquilo que me traz esperança.

AC - "The Rocker"
Go, White Metal... Go!
Trilha sonora, agora: "Carry Me", com SWEET CONFORT BAND

3 comentários:

Bel disse...

Faltaram links de arquivos de áudio...
E, sem dúvida, Stryper Forever!!!

Bjooo

Cristiano Silva disse...

Olá Asa Noturna,

Em primeiro lugar, parabéns pelo post, por ter expressado a sua opinião e postura diante de um assunto tão controverso para os cristãos. Isso só prova algo que já percebi que você tem, e muito: coragem. Como você e minha mãe são "do norte", e são uma das duas pessoas mais corajosas que conheço, fico imaginando se os "genes do agreste" não tem nada a ver com isto. ;-)

Depois quero saber de você o que o levou a adotar o "silêncio" nos últimos anos. Tenho vivido uma situação parecida, e também adotado esta atitude, mas sinceramente não sei se é o que Deus quer para mim... O "sr." poderia fazer um favor à humanidade e "abrir mais o bico", o que acha? ;-)

Em todo caso, sobre o assunto: legal que você identificou uma característica muito forte de nossa família evangélica/protestante, e que eu já havia notado, que é filtrar algumas coisas e simplesmente deixar passar outras. Na realidade, creio que este é um erro comum a todos, mas como convivo desde o nascimento com o povo de Deus, também tinha notado isso em nós (sim, eu me incluo nisso; já fiz isso e me policio para não fazer de novo). Estava até comentando ontem com a minha esposa, lembrando que, quando éramos adolescentes, a idéia mais recorrente na igreja, e ensinada, era que não deveríamos usar o sabão em pó Ariel... poupo-lhe as explicações desta "pérola" para uma conversa futura.

Notei particularmente a frase "pois é por uma mensagem como esta, escondida atrás de uma melodia bonita, que os nossos filhos poderão ser atraídos". Em primeiro lugar, como você corretamente apontou, o mundo jaz no Maligno, e como nós não moramos em uma caverna, isolados do mundo, e sinceramente creio que não é isso o que Cristo quer de nós, e mais, como somos cristãos reformados, com toda a bagagem histórica de uma teologia que professa, dentre outras coisas, a qualidade do nosso impacto cultural, realmente devemos estar atentos a todas as coisas que nos rodeiam, a todas as "mensagens" que vemos em filmes, livros e gibis. Em nossas conversas particulares, já trocamos idéias de como os gibis de hoje não são mais como os de antigamente, e o que uma criança pode encontrar quando abre um gibi em uma banca.

Aliás, conheço muitos crentes que, por decisão pessoal, não veem as novelas da Globo. Por mim, ótimo. Contudo, não deixam também de ir ao cinema, ou ver filmes em DVD. Diga-me, qual seria a diferença? :-)

Em segundo lugar, deixe eu dar um testemunho meio pessoal, do qual eu necessariamente não me orgulho muito, mas vá lá: desde criança convivo com quadrinhos e desenhos de heróis, e já vi coisas como Cavaleiros do Zodíaco até Dragonball (Z e o GT), que passavam abertamente na TV em horário diurno. Mesmo com todas as mensagens que eu via, por exemplo, nos desenhos, desde as idéias "pagãs" até a violência (aliás, estes dois era violentos mesmo), graças a Deus, isso nunca serviu para que eu me afastasse do Evangelho, ou deixasse de crer em Deus e começar a "louvar" o inimigo. Graças a Deus por isso, que me protegeu de cair neste erro.

Agora, crescido, espero orientar meus sobrinhos para que também não caiam neste problema, e sei o que devo fazer e ensinar, pois sempre tive isso certo: a base e o fundamento da minha fé sempre foram claros para mim desde criança, que é a Palavra de Deus. Em tudo o que já vi, sempre e automaticamente comparava com o ensino das Escrituras, para separar o joio do trigo. Além do mais, de qualquer jeito, eu ainda contava com a minha querida mãe que, com toda certeza, nordestina como é, não ia deixar eu me desviar de qualquer modo.

Aliás, ela não deixava mesmo, e me lembro de umas ocasiões não muito "agradáveis" para mim neste sentido, digamos assim hehehehehehe

Logo, não acho que ao ouvir esta música "os nossos filhos poderão ser atraídos", como se fosse algo automático, pois se Deus quiser, e os pais ficarem de olho, não o serão.

Como diz o apóstolo Paulo, devemos julgar todas as coisas, e reter aquilo que for bom (1 Ts. 5:21). Se esta música, que nunca ouvi e nem me interessei em ouvir, não faz parte do "aquilo que for bom", então o cristão deve renegar, e o faz de maneira natural. Só acho que não precisamos entrar numa espiral de desespero por causa disso. Afinal, como você bem lembrou, o mundo jaz no Maligno, e isso desde a existência da primeira família. Não é novidade alguma para nós.

Devemos ficar de olho, sim, filtrar e mostrar a realidade das coisas, sim, mas sem cair no erro de criarmos as crianças de tal forma que se tornem pessoas ingênuas e inseguras no futuro.

Espero ter contribuído. Abraços reformados e super-heróicos (long live the Legion!),

Cris.

Anônimo disse...

Chato