18.3.07

Eu... e "a ponta do Iceberg"

Pessoas se assemelham aos "icebergs"...

- Isoladamente... são como blocos que se desprendem da "geleira da sociedade"... e passam a ter características próprias.
- São "doces"... flutuando num mar salgado. Salgado de desconfianças, de concorrências, de ambições, de falsidades.
- “Eles podem formar-se como resultado da ação do vento e das ondas, ou simplesmente porque o banco de gelo se tornou demasiado grande para suportar uma parte de si mesma” (Dr. David Vaughan, British Antarctic Survey).
- “De vez em quando, um iceberg mais antigo colide com um bloco de gelo dando origem a um novo iceberg.” Pronto!!! nasceu um filho!! (Hehehe...)
- Um iceberg - devido às leis matemáticas que foram demonstradas por Arquimedes - apresenta "visivelmente" 1/9 da sua massa... mantendo submerso/escondido 8/9 do "seu corpo". Sobre essa característica, reportada pelo título, quero me demorar um pouco... e divagar.

1/9!!! Pouco mais que apenas 10%!!!
Quantas vezes nos surpeendemos com as pessoas (e porque não "comigo" mesmo?) ao perceber "nuances" que nunca se apresentaram... ou aparentavam?
Pois é... "pontas de iceberg".
Escondemos a maior parte de nós... sob o "salgado" mar social. Dissimulando nossas características... despistando nossas particularidades... amortecendo nossas fantasias... sufocando nossos sonhos... matando nossas alegrias... salgando nossas tristezas... calando a nossa voz.

Será que "surtar" (hehehe...) é mostrar pouco mais que a "ponta do iceberg"???

8/9!!! Pouco menos que 90%!!!
Realmente - retirando o pouco dado a conhecer - a personalidade no vasto mundo (particular) dos pensamentos e vontades está escondida. O que acontece com os que se mostram "mais" do que a normalidade social dos 1/9??
São julgados? Sentenciados? Condenados? Sim... e colocados como "párias" num canto dos comentários daqueles "socialmente saudáveis".
Ser mais que uma ponta de iceberg é perigoso. Pode ser a morte social.

Pense comigo:
- Será que as pessoas (principalmente as mais próximas) entenderiam sua forma de pensar... além dos 1/9??
- Você teria coragem de expressar as suas vontades, sonhos, desejos, "taras"... aos seus "chegados"?
- Você nunca teve vontade de mandar... às "favas" um monte de gente... ou o seu emprego... ou o trânsito... ou o seu namorado(a)... esposa/marido... sua casa... seu gato/cachorro/cavalo/elefante??

Hehehe... pois é. Nosso 8/9 é muito perigoso.
Nosso 8/9 é "serial killer" de relacionamentos.
Nosso 8/9 é um psicopata... prestes a emergir. (Heheheh... gosto muito do meu!!)
Será isso... um DEFEITO??? (Eu sei que não!)

Pois é... "ponta do iceberg"!!
Disso decorre o dito popular de que "isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg", para se referir a algo (decisão, empreendimento, problema etc.) que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de complexidade ou envergadura consideravelmente maior.

Sou um "iceberg"... e vc?
Ah... registro: Não tenho medo de "Titanics"!!

"Recomeça... se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade."
(Miguel Torga)

"Agora que o silêncio é um mar sem ondas, E que nele posso navegar sem rumo, Não respondas Às urgentes perguntas Que te fiz."
(Miguel Torga)

"E luta como sabe e como pode: Dá beleza e sentido a cada grito. Mas como as inscrições nas penedias Tem maior duração, Gasto as horas e os dias A endurecer a forma da emoção."
(Miguel Torga) - http://www.astormentas.com/din/poemas.asp?autor=Miguel+Torga

Ouvindo: "White Fury" - WINTER'S REIGN

2 comentários:

Bel disse...

Lembra que uma vez eu te disse que era transparente, que não tinha segredos? E vc insistiu: "todos temos segredos"... Hoje eu concordo. Mesmo tentando ser "transparente", límpida e coerente, nem sempre dá pra mandar... "às favas" ou seja lá pra onde for aquilo / aqueles que dá vontade. E assim vão ficando os 8/9 engasgados na garganta... e provocando uma hérnia de hiato.

Acho que eu tenho medo de Titanics. Mas um dia eu creço e tento emergir um pouquinho a mais... ;)

(Tô adorando ver aumentar a frequência dos posts!)

Beijo

Anônimo disse...

Acredito que esses 8/9 devam mesmo ficar encobertos, porque senão, o que seria da sociedade? Haveriam relacionamentos? As amizades, o amor, as conversas iriam existir? Acredito que não. Como somos seres que nascemos precisando ter sempre alguém por perto, inconscientemente escondemos esses 8/9 com medo de ficarmos sozinhos(embora, de vez em quando, parcelas saiam e se mostrem).
Particularmente, acredito que os meus 8/9 não sejam tão horríveis assim... rsrs