5.11.06

Eu... e o Trabalho de Direito (de Família)

"Amar é ser fiel a quem nos trai" (Nelson Rodrigues)

Aula de Direito... mais especificamente de "Direito de família".
Bela aula... ministrada por um professor muito competente.
Estamos aprendendo as nuances da legislação que regula as relações familiares e rindo. Rindo muito com os detalhes apresentados pelo "Mr. Suspensórios" (Adotarei esse nome, para preservar o do professor).

Como trabalho, recebemos a tarefa de assistir/ler o filme/peça de Nelson Rodrigues "Toda nudez será castigada" e, a partir daí, fazer uma análise "sob a ótica do Direito de Família".

Sempre me surprendo com Nelson Rodrigues. Não pelo que ele escreveu, mas por "quando" ele escreveu. Ele conseguiu ser "moralista" ao denunciar a "falsa moralidade"; "realista" ao "romancear" sobre a realidade; "limpo" ao escrever sobre "sujeira" social e "verdadeiro" ao mostrar o retrato que ocultava-se sob a "mentira" da aparência. Hoje, não seria surpresa alguém escrever o que ele escreveu... daí ele ser BOM, justamente, por ter ousado escrever (denunciar?) muitos anos atrás, quando todos se calavam.

Tá, eu confesso! Fico meio deprimido quando leio os textos.
Ele consegue isso. Ao ler Nelson Rodrigues, parece que visualizo situações análogas próximas de mim; é como se vivesse no universo que serve como fonte para os seus escritos. Isso me deixa "down", pois é duro demais admitir que ele... estava certo.

Bom, vou voltar ao trabalho pois devo fazer a entrega no dia 22 de novembro (e esse professor é sério!!) e, até lá, ainda tenho muitas provas para estudar.

"No amor somos todos fantoches:Não escolhemos nem certo, nem errado, porque simplesmente não escolhemos. No amor basta amar! Afinal, não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo"

"A mais tola das virtudes é a idade. Que significa ter quinze, dezessete, dezoito ou vinte anos? Há pulhas, há imbecis, há santos, há gênios de todas as idades"

(Nelson Rodrigues)

Ouvindo: "Illusion" - CRAAFT

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu que o diga...

Aninha K disse...

Não gosto dos textos de N Rodrigues mas concordo que são bem realistas ao descrever cruamente a as relações. Vou pensar nisso. Volterei de novo. ;)

Jonh Neo disse...

Hi , yesterday I visited fast cash loan. maybe you will found some good the artilce site.
see you again,

Anni_na disse...

Tem muito tempo que você não posta, né?

Mas AMEI esse post aqui.
E vim deixar meu comentário!!
rs!

Abraço!

Rodrigo Cesar disse...

Putz....desculpe a onopatopéia, mas foi isso mesmo que disse em silêncio qd li este post. Maravilhoso. Vim aqui pelo blog da Bel e será um dos meus visitados. Gd abraço.